Você é do tipo que fica frustrado quando ouve um NÃO?

Ou tem dificuldade de dizer um NÃO para alguém?

Leia a história de Bentinho e descubra como ele aprendeu a transformar um NÃO, que seria o final de uma conversa, no início de um diálogo.

Bentinho, apesar de bem-sucedido e dono de um temperamento muito calmo, ficava corriqueiramente frustrado e, por vezes, irritado quando ouvia um NÃO da sua esposa, Capitu, ou do seu chefe, Machado de Assis. Quando isso acontecia, ele sempre tentava novos argumentos para convencer as pessoas do seu ponto de vista. Isso quase sempre resultava em ainda mais desentendimentos, desavenças e discórdias. 

Um dia, Bentinho leu um e-book que mudou sua vida. Ao lidar com seu chefe Machado de Assis, Bentinho colocou em prática tudo que havia aprendido. Ele passou a olhar o NÃO do seu chefe não como uma rejeição intencional ou pessoal. Toda vez que ouvia um NÃO, ele se perguntava: a que meu chefe está dizendo sim? Será que há a possibilidade de uma solução em que ele diga sim às suas necessidades, interesses e valores e, ao mesmo tempo, diga SIM ao que eu quero? Com isso em mente, Bentinho entendeu que o NÃO do seu chefe poderia ser o começo de uma conversa e não o fim de um diálogo. Ele sempre perguntava ao chefe ou a qualquer outra pessoa com quem mantinha uma conversa: a que você quer dizer sim que minha proposta ou pedido impede?

Com a leitura, ele também percebeu que tinha medo de comprometer seus relacionamentos ao dizer NÃO, particularmente com as pessoas que ele amava, como a esposa Capitu. Por isso, ele se submetia a situações inadequadas, injustas e até a abusos, do seu chefe Machado de Assis, apenas por medo ou inabilidade de dizer NÃO de forma assertiva, positiva e que não prejudicasse ou destruísse os relacionamentos.

Bentinho percebeu, ainda, que o ponto central da dificuldade de dizer NÃO estava entre a tensão de defender o que ele queria e de cuidar do relacionamento com o outro. Com o aprendizado que obteve da leitura, ele entendeu que existia uma maneira simples de dizer NÃO e SIM ao mesmo tempo. Ele passou a se perguntar por que ele queria dizer NÃO em determinada situação. Ao se fazer essa pergunta, Bentinho descobria a que queria dizer SIM. Isto é, qual era sua necessidade que não seria atendida, caso dissesse sim ao que lhe foi pedido. Isso o convenceu de que por trás de cada NÃO que ele queria dizer existia algo para o qual ele estava dizendo SIM. Se ele encontrasse o SIM escondido, poderia ter conversas mais francas e honestas, partindo do que ele queria e não do que ele estava contra na proposta do outro.

Com tudo isso na cabeça, ele passou a evitar dizer primeiro o NÃO ao que lhe foi proposto. Ou seja, ele parou de iniciar a conversa expressando com o que não concordava; com o que era contra. Ao invés disso, ele decidiu começar toda conversa expressando seu SIM; deixando a outra pessoa saber o que realmente importava para ele na situação; seus valores, princípios, interesses e necessidades. Ele também percebeu que, particularmente com Capitu, o maior obstáculo a dizer NÃO era ele mesmo; não ela. Era basicamente sua tendência de reagir e agir sem pensar, impulsionado por medo, culpa ou raiva.

Por fim, Bentinho entendeu que OUVIR de verdade era o segredo e passou a ouvir para entender (emoções, necessidades, princípios e valores) e não a ouvir para refutar, para discordar, para encontrar o erro ou imperfeição na fala do outro. Ouvir a que o outro está dizendo SIM. Isto é, Bentinho entendeu que por trás de todo NÃO reside um SIM. Se ele encontrasse o sim, poderia ser criativo e talvez atender às necessidades dos dois lados, sem rejeitar a outra pessoa. Ele, finalmente, compreendeu que para ele estar certo o outro não precisaria necessariamente estar errado. Era apenas uma questão de necessidades diferentes.

Isso transformou sua vida e seus relacionamentos. E ele e Capitu viveram felizes para sempre!!!

Se você, como Bentinho, deseja mudar seus relacionamentos e aprender a dizer um NÃO de maneira positiva, bem como dizer um NÃO de forma acolhedora, baixe de graça o e-book:

Quer baixar nosso material?